Carregando Conteúdo...

Cromação de peças automotivas: Melhor desempenho e mais durabilidade estão entre os benefícios desta técnica

Seja para restaurar peças usadas, como também para aumentar a resistência das novas, a técnica de cromação é uma alternativa extremamente eficiente, inclusive, econômica na hora de dar aquele upgrade no seu veículo ou motocicleta.

Muitas pessoas buscam o processo com propósito estético, entretanto, a cromação garante inúmeras vantagens relacionadas à durabilidade, podendo até ser usada como recurso preventivo à corrosão.

Em muitos casos de manutenção corretiva, a cromagem dispensa a necessidade da substituição de peças, propiciando mais economia sem perder a qualidade funcional e estética do veículo.

O que é a cromação?

A cromação é um tratamento eletrolítico, que garante a deposição de camadas superficiais de cromo às peças.

Este recurso confere propriedades mecânicas de dureza, podendo alterar as características elétricas e estéticas da superfície onde á aplicado. O resultado é mais resistência ao desgaste e corrosão.

Como é feita a cromação de peças automotivas?

A cromação de peças automotivas pode ser realizada de diferentes formas, entretanto, o mais comum é por imersão.

Através do processo de imersão, as peças passam por várias etapas de lavagens, a fim de eliminar todas as impurezas de metais desgastados. Logo após, elas são mergulhadas em um tanque com água, cromo e demais aditivos, onde é feita a eletrodeposição do cromo.

Os resíduos são tirados em mais um banho e o processo é finalizado através da aplicação de uma fina camada de cromo.

Quais peças podem receber o tratamento de cromação?

Independente do propósito, seja de restauração, proteção ou melhora estética, a cromação pode ser indicada às seguintes peças automotivas:

  • Grade frontal
  • Faróis auxiliares
  • Faróis traseiros
  • Lanternas
  • Manopla para freio de mão
  • Friso lateral
  • Maçanetas
  • Para-choques de motocicletas
  • Para-lamas de motocicletas
  • Guidões
  • Partes de motor
  • Parafusos
  • Arruelas
  • Dobradiças

Vale destacar, que o tratamento é eficiente tanto para peças usadas como novas.

  • Cromação em peças usadas: Nas peças usadas, a cromação tem o propósito de remover impurezas e promover uma restauração completa da peça. Desta forma são resgatadas as características de origem, medidas, condições técnicas e outras propriedades da superfície. O desgaste é eliminado totalmente e a peça volta ao mesmo estado de conservação de quando foi adquirida.
  • Cromação em peças novas: Já em peças novas, o banho de cromo duro garante uma resistência ideal contra qualquer tipo de corrosão, o que prolonga sua vida útil e melhora o desempenho. Vale destacar o alto potencial decorativo da cromação, que viabiliza maior brilho e logo, valor agregado.

Como cuidar das suas peças cromadas?

A cromação garante um aspecto novo, inclusive, o acabamento pode ser escolhido entre brilhante, acetinado e fosco.

Para manter a qualidade da cromagem por um longo período é preciso seguir alguns cuidados, que incluem a forma de limpeza e produtos aplicados.

De acordo com especialistas do tratamento de cromagem, o mais indicado é que você utilize flanelas de microfibras para polir as peças. Nunca utilize buchas ou esponjas, afinal, elas podem acabar riscando e danificando o cromo.

Ao polir com as flanelas de microfibra, você evita marcas e manchas, garantindo uma limpeza eficiente.

Outra dica importante está relacionada aos produtos utilizados nestas peças cromadas. Sempre priorize produtos próprios. No mercado há itens específicos como pastas e afins, que mantêm o brilho e o polimento do cromo.

A cromação também pode ser realizada quantas vezes forem necessárias e apesar de durar muitos anos, caso ache necessário renová-la, saiba que isso não irá comprometer a qualidade das suas peças.

Onde fazer a cromação de peças automotivas?

Os benefícios da cromação de peças automotivas são muitos. Além de promover uma transformação ao aspecto visual do veículo ou motocicleta, o tratamento de banho de cromo ainda auxilia na preservação e resistência.

Mas vale lembrar, que para que a cromação cumpra estas expectativas é preciso contar com materiais e serviços de qualidade.

A Fávero, empresa de cromação e restauração de autos antigos, é especialista neste segmento, propiciando o que há de melhor em produtos e profissionais, na hora de cromar e melhorar a aparência, qualidade e funcionamento destas peças.

Entre os diferenciais da cromação Fávero, podemos destacar seus retificadores automáticos com controle de deposição de camadas, resultando em uma alta camada com muito brilho e durabilidade.

Além disso, com a cromação Fávero é possível remover manchas de óleos, graxas, tintas e até o cromo antigo.

O processo ainda conta com um jateamento de microesferas de vidro, afinação, polimento, aplicação de banhos de níquel watts, cobre, níquel brilhante e cromo. Também é sobreposto um primer protetivo nas áreas internas e traseiras.

Com a cromação Fávero suas peças automotivas podem ser expostas as mais difíceis condições de uso, sem riscos de danificações ou perda de qualidade.

Dica Extra: Outros tratamentos para aprimorar ainda mais o visual e qualidade das suas peças automotivas!

Sem dúvidas, a cromação é extremamente eficiente para renovar a aparência do veículo ou moto, inclusive, proteger contra desgastes e corrosão.

Além deste tratamento com banho de cromo, há outros recursos para valorizar e resgatar a qualidade original das peças, que inclusive, podem ser realizados junto à cromagem ou como método de manutenção.

Na Fávero você pode optar pelos seguintes serviços:

  • Polimento: O polimento pode ser realizado em diversos tipos de material, entre, ferro, latão, bronze, prata, inox, alumínio e zamac. Com as opções de politrizes de baixa, média e alta rotação, inclusive de cinta e chicotes pneumáticos com controle de velocidade, o polimento na Fávero é realizado de forma uniforme e com total eficiência.
  • Jateamento: O jateamento na Fávero é feito com microesferas de vidro, alumínio e outros produtos específicos para limpeza de peças. O jateamento é indicado para remoção de ferrugem, tintas, óleos e graxas.
  • Pintura Eletrostática: Já a pintura eletrostática oferece uma camada extra de proteção, além de variados acabamentos que melhoram a estética das peças e veículos. Ela também remove resíduos de óleo, graxas, tintas e oxidação.

Além destes tratamentos, a Fávero ainda disponibiliza serviços de estamparia, corte e repuxo, soldagem tig e outros projetos especiais, inclusive, possui uma gama de produtos referências no mercado de reposição do segmento automotivo.